A subseção da OAB de Marcelino Ramos também aderiu à campanha “Novembro Azul”. Balões azuis no hall de entrada decoram o ambiente a alertam o público masculino. A campanha “Novembro Azul” teve início dia 1º com o objetivo conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata. Cerca de 7% dos homens em todo o Brasil têm câncer de próstata. A doença pode ter 80% de cura se diagnosticada de forma precoce. Homens com idade acima de 50 anos devem seguir a orientação para fazer os exames de rotina. A recomendação, porém, deve ser feita mais cedo se o paciente tiver histórico da doença na família.
O objetivo de qualquer campanha, de qualquer tipo de câncer, é você fazer o diagnóstico precoce, descobrir a doença no início. No câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença.
A doença pode ser diagnosticada por meio do toque retal e de exame de sangue específico – dosagem sérica do PSA, que deve ser feito uma vez por ano. O câncer de próstata é assintomático. Agora, quando o câncer espalha, se espalha para os órgãos, ele pode vir a ter dor óssea, dores pelo corpo, mas câncer de próstata, no início da doença não dá sintoma algum.