A Estação Ferroviária do município de Tangará é considerada uma das mais conservadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e foi transformada num importante ponto turístico no Meio-Oeste Catarinense. Através de uma parceria com a Associação Centro Catarinense de Turismo, entidade criada para o projeto de restauração, a prefeitura buscou uma alternativa viável para manter viva a história de uma das ferrovias mais importantes do Brasil, a mesma que passa por Marcelino Ramos.
Com objetivo de colaborar com as lideranças que estão sensibilizadas e buscando uma solução para o problema envolvendo a Estação de Marcelino, nesta quarta-feira (03) nossa equipe de reportagem seguiu pelos trilhos rumo a Tangará para saber como aquele município catarinense conseguiu manter viva a história, evitando que o tempo transformasse tudo em poeira.
O empresário Bruno Pisani, presidente da Associação Catarinense de Turismo, informou que o primeiro passo foi firmar parceria com a prefeitura que abraçou o projeto e adotou as medidas cabíveis e necessárias para viabilizar a iniciativa do grupo que buscava a restauração do prédio. Com aval da prefeitura, a Associação contratou um engenheiro de restauro que elaborou o projeto que foi encaminhado ao Ministério da Cultura em Brasília. O projeto foi aprovado e a Associação autorizada a captar recursos através da Lei Rouanet, uma lei de Incentivo a Cultura. A obra foi concluída em 2010 e foram investidos R$ 650 mil sem nenhuma contrapartida do município. Ou seja, todo valor foi conseguido através da lei. O empresário Bruno Pisani informou também que todo processo burocrático, até o início da obra, levou cerca de 1 ano e meio.
Hoje no local funciona a Secretaria de Turismo de Tangará, Espaço Cultural, Casa do Turista e um salão de eventos municipal. A gestão é feita de forma partilhada entre município e a associação.
Ouça entrevista com o empresário Bruno Bisani:
A situação da Estação Ferroviária de Marcelino Ramos foi tema de debate acalorado na Câmara de Vereadores na última sessão realizada na noite de segunda-feira (01). Ouça o debate:
Brilhantes os Pronunciamentos dos Vereadores Sérgio Alexandri e Rodrigo Vecchi ; Na Reunião da Câmara de Vereadores de Marcelino Ramos , quando debateu-se e discutiu-se que providências tomar , com relação ao cancelamento das Viagens Turísticas do Trem Maria Fumaça , de Piratuba-SC para Marcelino Ramos , em razão das péssimas condições de conservação da Nossa abandonada Estação Ferroviária. O que tem que ser defendido com veemência e responsabilidade É O PROGRESSO e O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA CIDADE , que mais uma vez é deixado de lado e prejudicado devido à problemas pontuais. Mas o que se vê novamente é a defesa de Partidos e Legendas Políticas; De idéias vinculadas a Siglas Partidárias desta ou daquela corrente Política. A Política só deve existir e existe para melhorar a vida dos Cidadãos e Cidadãs de nossa cidade ; Ao menos assim deveria ser. O que se vê é uma afronta às pessoas e aos cidadãos que pacientemente pagam impostos , e tem no seu dia a dia , seus mais simples direitos desrespeitados. Ora! Não sejamos hipócritas ao ponto de imaginarmos que os Partidos Políticos , as Coligações Partidárias e os Cargos Políticos , venham ser colocados em primeiro plano , em detrimento aos Cidadãos , às Pessoas e aos direitos destas!! Os Partidos , os Políticos e as Administrações PASSAM! Assim como muitos já PASSARAM! Mas a MARCELINO RAMOS de nossas crianças , nossos filhos FICA e FICARÁ …….MARCELINO RAMOS e SEU POVO EM PRIMEIRO LUGAR!!