O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) está investindo quase R$ 5 milhões na construção do novo prédio do Foro de Marcelino Ramos. A obra foi iniciada no mês de março e deverá ser concluída em setembro de 2014, conforme prevê o edital. A construtora Oliveira Ltda venceu o processo licitatório. O prédio está sendo construído na rua Dr.João Silveira no terreno da antiga cadeia pública. O projeto prevê 3 pavimentos com uma área de 1. 1.459,70 m².
Esta semana o Portal de Marcelino teve acesso à imagens que mostram como vai ficar o novo prédio. Com uma arquitetura moderna e ampla o local terá um espaço apropriado para o desenvolvimento das atividades do Poder Judiciário. A estrutura da comarca de Marcelino Ramos é composta por uma Vara Judicial e um juiz titular. Serão dois cartórios, sendo um Judicial e outro de Distribuição e Contadoria.
No total serão 9 servidores distribuídos da seguinte forma: 1 escrivão, 1 oficial ajudante, 4 oficiais escreventes (uma oficial escrevente atua no gabinete como auxiliar de juiz), 1 auxiliar de serviços gerais, 1 oficial de justiça, 1 assessora de juiz (atuando no gabinete).