Uma importante e imponente engrenagem do turismo regional está de aniversário nesta quarta-feira. Há exatos 15 anos os moradores e turistas das Termas de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS) passaram a contar com mais uma atração: O Trem das Termas. No ano de 2003, no mês de julho, um grupo de voluntários da Associação Brasileira de Preservação de Ferrovias (ABPF) se instalou em Piratuba e de imediato iniciou o trabalho de recuperação da estrada de ferro no trecho até a cidade de Marcelino Ramos com fins turísticos. Foram três meses de muito trabalho. No dia 03 de outubro finalmente aconteceu o primeiro passeio oficial de Maria-Fumaça.
Principal meio de transporte no Brasil até meados do século 20, quando a indústria automobilística ganhou força e milhares de quilômetros de estradas foram construídos, os trens ficaram esquecidos por décadas. Com o projeto da ABPF, além de preservar o patrimônio ferroviário, o público está tendo a oportunidade através dos passeios de reviver a história a bordo de vagões centenários que foram recuperados e que todas as semanas transportam centenas de turistas, muitos tendo pela primeira vez a oportunidade de “andar” de trem. Não existem números oficiais, mas a Associação acredita que até hoje mais de 120 mil pessoas já fizeram o passeio neste trecho.
O diretor de operações da ABPF Regional/SC, James Ilg, recordou que a equipe chegou em Piratuba com apenas uma locomotiva e com dois vagões pequenos que tinham capacidade para transportar pouco mais de 100 pessoas. “Nós não tínhamos um abrigo para o trem, não tínhamos nem Estação bem estruturada, hoje a realidade já é outra aqui que vai voltando ao vigor de sua época em que os trens rodavam todos os dias aqui e Marcelino teve uma boa reforma e está melhorando dia após dia” lembra ele.
Hoje a ABPF conta com 2 locomotivas à vapor, e além dos dois vagões de madeira que chegaram junto em 2003, agora já são mais 4 de aço da época que foram recuperados, com capacidade total para 270 pessoas por passeio. James Ilg explica que se conseguiu ao longo dos anos despertar o interesse do público, não só de turistas, pelo passeio de trem. “No início quem vinha no trem era só quem estava passeando em Piratuba e Marcelino, hoje muitas pessoas vem para as cidades para fazer este passeio e isso mostra que o trem vem se consolidando e o próprio aniversário de 15 anos mostra isso” pontuou o diretor.
A ABPF tem desafios, planos e metas para a região. James Ilg encerrou a entrevista fazendo um agradecimento especial a todas as pessoas que apostaram no projeto e apoiaram e também as pessoas que duvidaram que o mesmo daria certo, pois isso serviu de incentivo para que os voluntários da Associação continuassem a luta pela preservação do patrimônio.
O trem das Termas é um importante aliado para o turismo regional e cada vez mais precisa ser olhado com mais carinho e atenção pelos nossos gestores. É mais uma atração e opção para quem fica hospedado nos dois municípios. São poucas as cidades no Brasil que contam com este tipo de passeio e por isso ele se torna especial.
Assista a entrevista com James Ilg, diretor da ABPF Regional de SC.
tenho um grupo de idosos que querem fazer o passeio de trem piratuba a marcelino ramos.
somos de francisco beltrao pr.
vamos estar ai em piratuba 28 de março de 2020
gostaria se possivel informar os valores da passagem ida e volta nesta data.
agradeço
maria helena zanette