Quem escolhe Marcelino Ramos como destino turístico para curtir as férias, ou passear num final de semana, não pode deixar de fazer um passeio histórico a bordo de vagões centenários que são puxados por uma locomotiva com mais de 100 anos e movida a lenha. O passeio de Maria-Fumaça acontece todos os sábados e durante a temporada de verão também nas quartas-feiras, dependendo da demanda de passageiros.
Nos últimos dias o Portal de Marcelino recebeu muitos e-mails de pessoas interessadas em informações sobre o passeio. A passagem custa R$ 25,00 e é preciso fazer reserva com antecedência pelo fone ou diretamente no ponto de venda. Crianças menores de idade é obrigatório a apresentação de documentos dos pais ou responsáveis. O passeio dura cerca de 50 minutos e sai da estação de Marcelino Ramos e vai até o distrito de Uruguai no interior de Piratuba. No trajeto o turista pode contemplar as belas paisagens do vale do rio do peixe, além de receber informações sobre os pontos turísticos da cidade. Dois gaiteiros se encarregam de animar o público com a música regional. O Trem parte da Estação às 14h45, mas os passageiros devem chegar com no mínimo meia hora de antecedência.
Como adquirir as passagens
As passagens podem ser adquiridas na Loja Artesanato Panessa no Balneário de Marcelino Ramos que está devidamente identificada com uma placa como ponto de venda. Para quem chega ao Balneário, a loja fica no primeiro prédio a direita.
Quem mora fora de Marcelino Ramos pode ligar para o número (54) 8423-9813.
Realmente o passeio é muito lindo e histórico. Resgata os bons tempos do modal ferroviário e as viagens dos trens de passageiros. No entanto, a Estação Férrea de Marcelino Ramos precisa de uma reforma, de uma revitalização, pois encontra-se muito depredada. É um patrimônio histórico, e a própria história do RS passa pela gare desta agência. O local pode ser melhor explorado turisticamente, inclusive com a criação de um café no local, por exemplo….Pode ser transformado em museu, com atrações que relatem a história da Estrada de Ferro Rio Grande – São Paulo e da Ferrovia do Contestado. Pode ser criado um “pool” turístico que muito acrescentará e reverterá em dividendos ao Município de Marcelino Ramos. Fui servidor da RFFSA por 20 anos, e conheço bem os trâmites administrativos e operacionais da malha ferroviária. Desde já, coloco-me a disposição para colaborar e ajudar naquilo que for preciso.
Ricardo Reischak, Advogado, OAB/RS 37.314, Porto Alegre – RS.
Qual os dias do trem passeio.