O Turismo de Eventos tem elevada importância para uma cidade ou região com vasto campo ainda a ser explorado em Marcelino Ramos. Em um momento que é necessário contornar os efeitos da “alta e baixa estação”, visando fomentar o turismo em diferentes épocas do ano, para existir um maior equilíbrio da demanda, o Turismo de Eventos apresenta-se como uma solução ideal para os destinos turísticos. Um evento movimenta um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande movimentação econômica nas cidades sedes. Outro aspecto importante do Turismo de Eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram.
Marcelino reúne condições apropriadas para a modalidade de Turismo, principalmente em se tratando de esportes de aventura, como foi recentemente o encontro de Trilheiros e Gaioleiros.
Nesta semana o Portal de Marcelino recebeu a informação que um grupo de jovens do município, liderados por Dani Maquiel Barrionuevo, um apaixonado por Bikes, está iniciando estudos com intenção de trazer para o município uma etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill (declive). Trata-se de uma modalidade do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. As bikes usadas neste desporto têm quadro muito rijo e pneus muito largos de modo a aderirem o melhor possível ao piso. Têm suspensão traseira e dianteira de modo a abafar o piso irregular e saltos que têm de atravessar durante o percurso. De acordo com Dani Barrionuevo o município teria pelo menos dois locais apropriados para a competição, sendo um deles a Cascalheira, localizada nas proximidades da AABB. Os jovens estão em busca de eventuais patrocinadores para viabilizar a prova que a princípio poderá ser realizada em 2016. Existem duas possibilidades: a realização de um evento livre ou uma etapa do gaúcho, que exigiria um desembolso mais expressivo, passando a princípio da casa dos R$ 20 mil com os registros e taxas federativas.
São ideias e projetos como destes jovens que merecem e precisam ser incentivados em Marcelino Ramos. Novos eventos, públicos diferentes e o turismo sendo movimentado com mais atrativos.
Sou de Erechim corro Downhill e acho que deveria dar total apoio iria movimentar a região
é uma ótima ideia muitos gostaram temos que realizar esse esporte!