A cada evento que o Portal de Marcelino é contratado para fazer a cobertura jornalística, fotográfica ou de vídeo, se torna mais explícita a importância do TURISMO DE EVENTOS para uma cidade turística como é o caso de Marcelino Ramos.
Entendo que deveríamos criar leis de incentivo a realização de eventos em nossa cidade. Por exemplo, oferecendo determinado benefício, para quem escolhesse nosso município para realizar conferências, cursos, encontro de famílias e outros.
Contra fatos, não existem argumentos. Explico: No final de semana que passou o 1º Encontro da família Tobaldini reuniu pessoas de todo Sul do Brasil. Pessoas que vieram de Toledo, Curitiba, Santos, Indaial, Santa Rosa, Porto Alegre, etc…. Em setembro, teremos o encontro da Família Jost, o qual o Portal de Marcelino fará a cobertura. Segundo os organizadores será uma grande festa com pessoas oriundas também de todo Sul do Brasil, sendo que já confirmaram presença pelo menos 25 cidades. Em novembro já está marcado o Encontro da Família Mutzenberg.
Estas pessoas que vem de longe, como foi no caso da família Tobaldini, se hospedaram em hotéis e em apartamentos no balneário. E assim será com a família Jost. Turistas em potencial que conheceram superficialmente a cidade, assistiram o vídeo “Voe pelas Cidades Águas Termais” do Portal de Marcelino e que ficaram encantados com nossos atrativos.
O Turismo de Eventos apresenta-se como uma solução ideal para os destinos turísticos, principalmente em um momento que é necessário contornar os efeitos da “alta e baixa estação”, visando fomentar o turismo em diferentes épocas do ano, para existir um maior equilíbrio da demanda, como por exemplo no inverno. Outro aspecto importante do Turismo de Eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram.
Se fosse gestor público, trabalharia incansavelmente para estimular e atrair este tipo de evento para nossa cidade, principalmente nestas épocas de baixa temporada. Esse comentário é apenas uma observação de um leigo que cobre os eventos e se encanta com a movimentação de pessoas. (Marcelo Santos)
Legal.