A vacina contra a COVID-19, produzida pelo Instituto Butantan, distribuída pelo Ministério da Saúde, que teve autorização para uso emergencial no país pela Anvisa, que será usada em Marcelino Ramos, já está em Erechim. A informação foi repassada pela Secretária de Saúde de Marcelino Ramos, Isabel Fetter Barp, que ainda aguarda a definição do número de doses que será destinado ao município. As 5.360 doses chegaram de avião no Aeroporto Comandante Kraemer de Erechim e serão distribuídas nos 33 municípios da Região do Alto Uruguai Gaúcho. A Coordenadoria Regional de Saúde informou no final da manhã que as doses já foram separadas, mas que está apenas aguardando a liberação da Secretaria de Estado da Saúde. Os Secretários Municipais serão avisados por e-mail para fazer a retirada das vacinas em Erechim.
O município de Erechim fez um ato simbólico de vacinar apenas 4 pessoas para marcar a chegada das doses.
Seguindo as normas técnicas do Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização, os públicos prioritários são os trabalhadores da saúde pública e privada, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Também os trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos, bem como as pessoas idosas residentes nesses locais, acima de 60 anos. Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação de forma escalonada conforme a disponibilidade de vacinas. A vacina CoronaVac terá aplicação em duas doses com intervalo de duas a quatro semanas, via intramuscular e a conservação dos frascos com as vacinas deve ser entre dois a oito graus.
A Secretária de Saúde de Marcelino Ramos, Isabel Fetter Barp, pede calma a população neste momento de expectativa e de esperança. “Pedimos muita calma, o controle dos vacinados será muito rigoroso”
Ainda na tarde de hoje será divulgado o numero de doses que deverá ser uma quantidade pequena nesta primeira remessa.