
A notícia foi confirmada ao Portal de Marcelino na manhã desta terça-feira (16) pelo juiz Eduardo Marroni Gabriel, diretor do Fórum. O magistrado, que atua no município desde o final de 2010, fez questão de destacar a conquista do prêmio pelo terceiro ano consecutivo. Questionado pela nossa reportagem sobre os fatores que levaram ao resultado positivo, ele respondeu: “Há múltiplas razões, nós temos número de servidores suficientes ao contrário das outras comarcas, servidores competentes, um volume de trabalho compatível com o quadro pessoal, temos pessoas conscientes trabalhando conosco, tanto advogados, como Ministério Público, tanto quanto a procuradoria do estado, são profissionais que também contribuem para o resultado positivo” explicou o juiz.
O prêmio conquistado pelo Judiciário local reflete diretamente na comunidade, principalmente nas pessoas que tem ações tramitando, e também serve para resgatar de certo modo a credibilidade da Justiça. “Há eventualmente um processo ou outro que por circunstâncias alheias ao poder judiciário acabam recebendo uma tramitação mais demorada, mas isso não é regra aqui em nossa comarca” pontua o magistrado.
Tramitação cérele

Em dezembro de 2013 estavam tramitando pela Vara Judicial de Marcelino Ramos cerca de 2 mil processos. Um ano depois o número caiu para pouco mais de 1.700 processos, uma redução significativa. Segundo o juiz o que ocorre é que em Marcelino a resposta judicial é ágil, e os processos estão sendo encerrados em número maior dos que estão entrando.
Apenas duas Varas Judiciais no RS acumulam três prêmios consecutivos. Uma delas é a de Marcelino Ramos. Uma conquista que demonstra o grau de envolvimento e comprometimento dos servidores que transformaram a Vara local na mais produtiva do Estado.
Ouça entrevista com o Juiz Eduardo Marroni Gabriel
