Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (13) em Marcelino Ramos o Parque Teixeira Soares. A Unidade de Conservação custou cerca de R$ 6 milhões e foi construída pelo Consórcio Itá em parceria com a prefeitura municipal. O Parque, que é uma medida compensatória da Usina Hidrelétrica Itá, conta com 423 hectares de mata nativa e oferece aos visitantes trilhas, mirantes, passarelas, auditório, restaurante e sala interativa. Ele levou três anos para ficar pronto. São 2.141m2 de área construída e seis trilhas ao longo de 7 km. O visitante, além de conhecer a Floresta Estacional Decidual da região, pode, na sala interativa, observar painéis da história do povo, datas históricas da região e conhecer os vizinhos do parque. O espaço físico foi criado especialmente para abrigar a memória e resgatar a história da região. O Parque Teixeira Soares está situado na margem gaúcha do reservatório da UHE Ita, ligando pela faixa ciliar duas importantes unidades de conservação dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A expectativa é que esse “corredor ecológico” vai auxiliar na conservação e recuperação da fauna e flora da região.
Solenidade
O ato de inauguração contou com a presença de inúmeras autoridades, convidados e imprensa regional. O acesso de veículos ao Parque foi restrito, sendo que os convidados foram transportados por Vans e Ônibus a partir de dois pontos na comunidade de Nossa Senhora da Saúde que serviram de estacionamento. Prestigiaram o ato representantes do Ministério Público Federal, da Associação dos Municípios Lindeiros da Barragem de Itá, Ibama, Fepam, Polícia Ambiental, Emater, Embrapa, Assembleia Legislativa, da Famurs e inúmeros outros. O Governador José Sartori foi convidado, mas não compareceu ao ato. Ele foi representado por Iberê de Mesquita Orsi, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.
O Gerente do Parque, Fernando Cassol, foi o primeiro a usar a palavra e saudar as autoridades e público presente no ato, destacando a importância do empreendimento. “Além da questão ambiental, o parque ele poderá ajudar muito no desenvolvimento da região como indutor turístico, ajudando transformar a região” Na sequência usaram a palavra Rafael Freire de Macêdo, responsável pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental da Superintendência Estadual do Ibama, José Carlos Minuzzo diretor de produção da Tractebel e por fim o prefeito de Marcelino Ramos Juliano Zuanazzi.
O diretor da Tractebel, José Minuzzo, ressaltou a importância da integração da comunidade no projeto. “isso aqui não vai ser de uma, ou duas pessoas,isso aqui é de todos e vamos ter que integrar a comunidade e precisamos estar todos juntos. Sabemos que existem algumas preocupações, mas nós estamos com o parque de Seara há mais de 10 anos e ele não parou, e vocês tenham certeza que o parque aqui também não vai parar” frisou o executivo.
O prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, iniciou o discurso ressaltando a importância do Parque. “Marcelino será outro município após este 13 de agosto. Falar de mais um agregado aos atrativos turísticos que já temos seríamos modestos, mas a relevância que o parque propicia transcende qualquer análise” pontuou o chefe do executivo.
Em ato contínuo, as autoridades foram convidadas para o descerramento da placa inaugural do Parque Teixeira Soares. Após a formalidade, teve apresentação de corais e da banda marcial do Instituto Estadual de Educação (IEEMAR). O pároco de Marcelino Ramos, José de Oliveira, acompanhado pela Pastora Neusa Butzlaff da IECLB, ficaram encarregados da tradicional benção.
Visitação
Após a benção as autoridades se dirigiram ao acesso principal da área de exposição do Parque, na entrada da plataforma, onde foi realizado o plantio de mudas nativas regionais. Em seguida acontecer o descerramento da fita inaugural e todos os presentes tiveram acesso ao parque, em grupos de 50 pessoas.
VÍDEO-REPORTAGEM
Horário de visitação
O Parque Teixeira Soares estará aberto de quinta a domingo no verão, das 9h às 19h e no período do inverno, das 10h às 17h, com entrada gratuita.
Otimo ver algo desta grandeza em nossa regiao muito bem feito e bonito, parabens Marcelino, Tractebel e Arquiteto Massagumi pela obra.
Parabéns, pela reportagens, Marcelo!
Abraços e sucesso!
Obrigado Daubi.
Me emocionei ao ver esta inauguraçao atraves das fatos e vidios.Eu que nascia ai perto uns quinhentos metro,estou muito feliz por esta obra, ver minha terra sendo divulgada para todo o Brasil e porque nao dizer para o mundo.Parabens a todos que lutaram por esta obra ,em especial meu sobrinho,hoje gernte do parque Fernando Cassol.