O mesmo destino que fez com que cada um seguisse um caminho diferente e longínquo, em busca de um futuro melhor, também se encarregou de uni-los novamente numa grande e inesquecível festa de reencontro. Os animados e alegres italianos da família Trentini escolheram a cidade de Marcelino Ramos/RS para um encontro histórico.
Neste sábado (23) eles estiveram reunidos na AABB no 1º Encontro da Família Trentini organizado com muito carinho por Denize (Marcelino Ramos) e Daiane Trentini (São Paulo). Os organizadores, buscando aproximar os convidados, optaram por uma festa sem muitas formalidades onde o foco foi a integração e interação. No almoço e no jantar, por exemplo, os Trentini colocaram a mão na “massa” revelando um grande dote na área da gastronomia. As cinco horas da manhã o braseiro foi acesso no hall de entrada da AABB para “bronzear” o meio boi que foi assado para saciar a fome dos italianos. O assador chefe foi um Trentini que mora em Erechim, que o tempo todo esteve auxiliado por uma dúzia de familiares, que cada pouco davam uma espiada no costelão assado no tradicional fogo de chão, como manda a tradição gaúcha.
Pela manhã a mateada rolou solta com muitos familiares se encontrando depois de anos sem se ver. Padre Miranda, pároco de Marcelino, se encarregou de dar a benção. A tarde seguiu com alguns discursos em forma de histórias, vídeos e muitas fotos. Mostrando a força e determinação, que é nato da família, eles se mantiveram firmes no propósito de realizar um imponente carreteiro em uma panela de ferro onde cerca de 10 quilos de arroz foram usados. Uma panela do tamanho da família Trentini encarregada de alimentar as cerca de 100 pessoas que participaram da festa. A noite encerrou com um baile de máscaras. Escondidos atrás de bigodes, máscaras eles se divertiram muito da música gaúcha as baladas dos anos 80. Um dia memorável. Muitos rodaram centenas de quilômetros para chegar a Marcelino Ramos. A festa reuniu participantes de quatro Estados (SP, SC, PR e RS).
O Portal de Marcelino fez a cobertura fotográfica e de vídeo de toda festa e agradece a confiança da Família Trentini pela oportunidade de se fazer presente neste momento tão especial. As famílias têm por costume se reunir geralmente em momentos de dor e de dificuldades. Feliz de quem consegue reunir os familiares para comemorar a vida e valorizar principalmente suas origens. “Comendo polenta e cheirando queijo” os Trentini, com humildade, garra e determinação, conquistaram seus objetivos mundo afora, cada um em sua área.
Parabéns e que venha o 2º encontro.
Confira o vídeo com alguns momentos da festa:
Sou descendente de Yosef Benedict Ferdinand Trentini nasc.19/03/1820 e faleceu em 29/03/1899, um de seus filhos Jacob Trentini nascido em 30/06/1865, casou nas 2° nupcia com Wilhimine Elisabeth Bauer em Fazenda Lonmann- Roca sales, um de seus Filhos, Olivia Trentini, casou com Julio Lengler F° e tiveram 7 Filhos, minha mãe Helga Lengler foi a 4ª filha casou com Rudi Otto Musskopf e eu Marise Musskopf sou a 4ª filha de Helga. Moro em Roca Sales e também já organizamos o 3º encontro da Familia Trentini descendentes de Yosef. Foi legal encontrar vocês.
A cada vez que revemos esse texto, fotos e vídeo sentimos um orgulho e alegria imensas.
Agradecer a Deus pela benção e parabenizar o portal pelo lindo trabalho!
Para este ano, vem aí o 2º Encontro!
Obrigado Valmir. Estaremos lá registrando tudo e contando a história desta linda festa.