Marcelino Ramos manteve viva a tradição e realizou nesta quinta-feira (07) o tradicional desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil. Com horário diferenciado em relação aos anos anteriores, no final da tarde, o desfile reuniu um bom público no largo da matriz. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com acompanhamento da banda marcial do município de Erebango. Abordando diversos temas alusivos à pátria amada os estudantes das escolas municipais demostraram o civismo de várias formas, além de homenagens que foram prestadas, como por exemplo ao homem do campo, que cumpre um importante papel na sociedade. As turmas surpreenderam o público com muita criatividade e detalhes na tentativa de passar alguma mensagem no dia da Independência do Brasil.
Ausência do IEEMAR
Este ano o Instituto Estadual de Educação Marcelino Ramos não participou do desfile. De acordo com a diretora Lizolete Dallagnol, a decisão de não fazer o desfile foi por de todos os integrantes da escola com o objetivo de contensão de gastos e em função da atual crise em que nós brasileiros estamos passando tanto financeira como moral, porém os educadores do IEEMAR intensificaram neste período atividades como palestra, debates e exposição de trabalhos sobre ética, cidadania, respeito, honestidade, enfim valores que precisam ser resgatados e praticados pelas lideranças para um pais melhor.
Em relação à banda , neste ano o monitor que exercia as atividades de ensaio precisou afastar-se por motivos particulares e infelizmente foi necessário interromper os ensaios .