Na semana que passou o Portal de Marcelino publicou fotos que mostravam o grande acumulo de lixo na estrada geral, próximo ao acesso a comunidade de Volta Grande. Os entulhos lotaram um contêiner e estavam espalhados nas imediações de um ponto de ônibus há mais de 30 dias, segundo moradores.
Após tomar conhecimento da reportagem, a Equipe de Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária da prefeitura de Marcelino Ramos, emitiu uma nota a respeito do caso.
Leia a nota na íntegra:
“Recebemos e atendemos três denúncias anteriores de descarte irregular de resíduos na linha volta grande, próximo a parada de ônibus, sendo que não conseguimos identificar os responsáveis pelo depósito para autuação, pois os denunciantes não quiseram identificar quem deposita. Deve-se lembrar que o local trata-se de perímetro rural, portanto, é executada somente uma coleta mensal, na última quinta-feira do mês, somente resíduo domiciliar reciclável. Cabendo aos moradores executar a compostagem do resíduo domiciliar orgânico em sua propriedade, conforme orientações. A colocação do resíduo reciclável deve somente no dia da coleta. Por solicitação dos moradores, para facilitar o depósito, foi instalado um recipiente para armazenamento, mas, o mesmo não está sendo utilizado de forma adequada. Quanto aos resíduos, de latas, e restos de construção civil, é de responsabilidade do executor da obra, sendo aplicável a logística reversa, ou seja, a devolução das latas e materiais no local de compra, ou então o descarte através de empresa licenciada, sob responsabilidade do gerador.Lembramos que todas as vezes após recebermos as denúncias, solicitamos para que o efetivo da própria prefeitura fosse fazer a limpeza do local, no entanto, o problema volta a se repetir na mesma semana, após termos executado o serviço.O setor de fiscalização está sempre disponível para atendimento das denúncias, as mesmas não precisam ser identificadas, neste sentido, gostaríamos de apoio da população para identificarmos os responsáveis, para que sejam tomadas as mediadas administrativas vigentes”
Atenciosamente
Equipe de Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária
Prefeitura de Marcelino Ramos