O encanto, a magia de um dos marcelinenses mais criativos da história do nosso município se resumiu em cinzas. Carlos Kunze conhecido na comunidade e principalmente pelos turistas como Vovô Kunze, foi encontrado morto dentro de um galpão em sua propriedade localizada entre a cidade e o Balneário de Marcelino Ramos. Ele estava enrolado num cobertor e deitado no meio dos escombros. Como fazia todos os dias, Carlos Kunze acordou por volta das 03h30 da madrugada, pediu um isqueiro para a viúva e saiu do quarto. Por volta das 05h a viúva Nelci Kunze foi acordada por vizinhos que a alertavam que o galpão estava em chamas. Os bombeiros foram acionados, mas em razão da declividade do terreno não conseguiram chegar ao local.
O galpão fica nos fundos da casa e servia como oficina para criação dos brinquedos. Os vizinhos de mobilizaram e usaram baldes de água na tentativa de combater as chamas que já haviam tomado toda edificação. No meio das cinzas o esqueleto. A Brigada Militar foi acionada e isolou a área até a chegada de técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo. Familiares acreditam que ele tenha cometido suicídio, mas a causa da morte será apontada pela Polícia Civil. No crânio, na parte frontal, há um indício de perfuração, provavelmente provocado por arma de fogo. Há relatos também de pessoas que teriam ouvido disparos pela madrugada.
Carlos Kunze, 76 anos, há poucos dias ficou internado no hospital. Nesta segunda-feira (30) ele vendeu todos os pássaros que mantinha num viveiro que fica em anexo a oficina, restando apenas um faisão, que na manhã desta terça-feira circulava pelas imediações como se estivesse a procura do seu dono. Outro indicativo que pode dar sustentação a tese de suicídio está dentro de casa. Na sala, em cima de um sofá, familiares encontraram capim. A viúva relatou que não ouviu e nem viu nada de anormal na madrugada de hoje, pois ele tinha por hábito acordar cedo para cuidar dos animais e do sítio.
Marcelino e o turismo estão de luto com uma perda irreparável para a família e para a cidade. Vovô Kunze era um misto de professor Pardal pelas suas invenções e Wal Disnney, respeitando as devidas proporções, mas levando em consideração o espírito de sonhador. Admirado pelas crianças ele vivia para o sítio que se transformou num importante ponto turístico. Ele foi encontrado morto no dia do aniversário do único filho.
Uma perda muito grande! Um grande amigo… Pessoa que só tinha carinho e amor pelos animaizinhos dele. Como explicar tamanha tragédia… Deixa muita saudade.