A notícia se espalhou rápido pelos corredores e salas de aula do Instituto Estadual de Educação de Marcelino Ramos (IEEMAR). O “coelho” da Páscoa foi visto no campão da Escola carregado com dezenas de “ninhos” recheados com ovos de chocolate e doces. De imediato a euforia tomou conta do imaginário dos estudantes das séries iniciais que foram convocados pelas professoras para uma verdadeira maratona doce: A Caça ao Ninho.
A brincadeira tradicional, que tem originem na Alemanha, foi realizada na tarde desta quinta-feira (17) no IEEMAR envolvendo cerca de 100 alunos das séries iniciais. Além de presentear as crianças nesta data especial, a intenção da Escola foi manter viva uma tradição que vem se perdendo com o passar dos anos. Separados em turmas os maratonistas pascoalinos invadiram literalmente o campão com o objetivo de localizar e identificar os ninhos. Após receber instruções de como deveriam proceder, eles saiam em busca do alvo contagiando todos com alegria e até mesmo emoção a cada obstáculo superado e êxito alcançado na localização. O “coelho”, que escondeu os ninhos, se fez presente durante todo tempo e foi muito prestigiado e exigido pelos alunos. Atrás de pedras, no meio das árvores, em buracos, em meio a escombros tudo foi vasculhado pelas crianças que vão guardar na memória um momento especial proporcionado pelo IEEMAR.
Peça Teatral
Mas além da distribuição de doces, o Instituto Estadual de Educação se preocupou este ano em promover uma atividade diferente e com objetivo de repassar uma mensagem para os alunos. Antes da Caça ao Ninho, os alunos foram reunidos numa sala para assistir a uma peça teatral intitulada “Confusão no Galinheiro”. A peça foi apresentada pelas alunos do Curso Normal, 3º Ano, e coordenada pela professora Cleonice Maria Valmórbida (Cleo). A apresentação durou cerca de meia hora. A plateia com olhares atentos acompanhava o enredo que contou a história das galinhas que se revoltaram com o coelho, afinal elas estavam indignadas pelo fato de colocarem ovos e o coelho levar a fama. Entre gargalhadas e tensão em razão do clima de revolta, a mensagem de que o Coelho é o símbolo da Páscoa em razão da grande capacidade de fertilidade, de reprodução. Já a galinha é importante pois o ovo simboliza a vida.
A programação nesta quinta-feira no IEEMAR encerrou a Semana de Páscoa onde diversas atividades foram promovidas como teatro, danças, apresentação de cantos, cinema com pipoca e outras ações relacionadas com a data.
CONFIRA AS FOTOS DA CAÇA AO NINHO E DO TEATRO
Parabéns as alunas do curso normal pelas lindas apresentações…IEEMAR sempre resgatando as festas tradicionais!!!!!Valeu meninas..com vocês a Páscoa ficou mais doce e abençoada!!!Parabéns pra todos nós …e pra dire Cláudia pela parceria e dedicação!!!!