Uma moradora da comunidade de Linha Água Verde, interior do município de Marcelino Ramos, sensibilizada com os transtornos que a interdição da BR-153 está causando para os usuários da rodovia, decidiu permitir o acesso de veículos pela sua propriedade particular. Na tarde desta quarta-feira (16) o Portal de Marcelino entrou em contato com a agricultora Ivanir dos Santos que confirmou a existência do desvio. De acordo com ela aos poucos e de forma natural as pessoas foram descobrindo esta possibilidade de deslocamento e hoje não há mais como impedir o trânsito. “Olha tem dias que dá mais de 150 carros pequenos passando dia e noite por aqui”. No mapa que ilustra esta matéria, feito pelo Portal de Marcelino, é possível visualizar a rota improvisada.
Para quem se desloca de Erechim no sentido a Concórdia o acesso ao desvio fica no pátio do Posto Fiscal. No sentido contrário é a primeira entrada a esquerda, logo após a ponte. Pelo RS, os motoristas de veículos leves estão utilizando a estrada municipal de dois quilômetros até a comunidade de Linha Agua Verde. Chegando na propriedade de Ivanir dos Santos e Marcos Maléski existe um estrada, aberta pela própria família, que passa por dentro de um potreiro e sai próximo da ponte no lago do Rio Uruguai. O acesso improvisado pelo potreiro é de cerca de 500 metros. A família não está cobrando pedágio, mas aceita colaboração caso alguém queira deixar algum auxílio financeiro. Ivanir dos Santos está impressionada com o fluxo de veículos e pede encarecidamente para as pessoas que após abrir uma porteira, que existe no local, a mesma seja fechada para evitar a fuga de bovinos. Outro detalhe importante é que em dias de chuva não há possibilidade de trânsito pelo local.
Ela reitera que a estrada improvisada de 500 metros é particular e a família não está estimulando ou incentivando os motoristas. Ela informou a nossa reportagem que no final de semana representantes do DNIT chegaram sugerir que o acesso fosse fechado, mas ela entende que a via é importante para os usuários da BR-153. Uma atitude digna de aplausos de uma família que está enfrentando transtornos, com risco dos animais fugirem, mas mesmo assim está pensando na coletividade.
Multas?
O jornalista Alex Pacheco da Rádio Atual FM de Concórdia informa que o Coordenador da Defesa Civil Municipal de Concórdia, Marnio Cadore, alertou que os motoristas que estão passando pelo trecho de terra e depois entrando na BR-153 no KM 5 estão sendo multados. A informação repassada por ele, é de o DNIT está trabalhando com máquinas na pista e todas as vezes que os veículos passam pelo local o trabalho precisa ser interrompido. Nesse sentido, os motoristas estão sendo orientados a não utilizar a rota. A intenção é evitar transtornos. Segundo Cadore, as máquinas estão na pista e os motorista serão autuados por usar o desvio.
Relato de quem passou pelo local
Um motorista de Erechim que passou pelo local na segunda-feira desta semana fez um relato nas redes sociais sobre o trecho. Confira:
“Passei por aí na segunda. Tem umas ladeiras de barro, mas carro pequeno vai tranquilo. Caminhão só vazio. O pior é que, segundo me informaram, a polícia estava multando quem tentasse chegar até a entrada da rota! E deu uma pressão no proprietário da terra que estava cobrando “pedágio” por ter que dispor da sua terra, abrir e fechar portão, ficar cuidando do transito, que passa ao lado da casa, e dos animais para não fugirem… Sei lá, dá a impressão de que quando é para atrapalhar a disposição é bem maior…” destacou ele.
OBS: Não conhecemos o trecho mencionado nesta matéria e por isso não podemos afirmar com segurança quais são as condições de trafegabilidade no local. Fica por conta e risco dos motoristas. As informações que constam nesta matéria foram publicadas a partir de detalhes repassados pelas nossas fontes.
Confira as fotos do desvio feitas por Davi Martinelli e publicadas pelo AUONLINE
óbvio que irão multar e fazer ameaças ao proprietário e condutores. eu fiz o trajeto correto que seguir sentido a Piratuba após vista alegre e assim pegar a balsa de travessia para a cidade de Marcelino Ramos RS que custa R$12,00 (doze reais) por veiculo de passeio sendo que na passa 8 (oito) veículos por viagem da balsa. e brincando a balsa faz 100 (cem) viagens ao dia, então fazendo contas rápidas em um dia de trabalho se tira aproximadamente bruto cerca de R$10.000,00 (dez mil reais)
Obs: alguém sempre lucra.
em vez da PRF multar os veiculos por que eles não gastão seu tempo orientando os motoristas que passam pelo desvio a entrar a direita logo após o posto de gasolina abandonado passando por coronel teixeira saindo no trevo de coronel com marselino ramos, dessa forma não atrapalha o trabalho das maquinas pois não passa nem perto da arrea com problema