Uma jovem de Viadutos, que morou em Marcelino Ramos até pouco tempo, onde cursou o Normal no IEEMAR, está a um passo em se tornar Doutora com graduação no exterior. Ediana Paula Rebitski, 24 anos, que iniciou seus estudos na escola de Linha Alice em Viadutos, serve de exemplo para os jovens estudantes marcelinenses.
A história de vida dela, marcada por muitas dificuldades e sacrifícios em prol dos estudos, começa sair das páginas do imaginário e dos sonhos e se transformar em realidade. Morando em Natal no Rio Grande do Norte, onde está concluindo o Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFNR, a mestranda recebeu esta semana por e-mail a notícia de que foi contemplada com uma bolsa em Doutorado do programa “Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal”.
Trata-se de um programa de pesquisa criado para incentivar a formação acadêmica no exterior, oferecendo bolsas de iniciação científica e incentivando projetos científicos em universidades de excelência em outros países. Ediana vai estudar, de forma gratuita, no Instituto do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC) (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol) vinculado a Universidade Autonoma de Madri na Espanha. O doutorado começa no dia 01 de junho de 2015 com duração de 4 anos com todas as despesas pagas pelo Governo Brasileiro. “ Fiquei muito feliz ao receber a aprovação, sempre batalhei muito pra realizar meus sonhos” destacou a jovem.
Para se manter em Marcelino, durante o curso do Normal, a jovem morou na casa da família Roll. “Foi nessa cidade que conheci uma família maravilhosa que me serviu de exemplo para construir o meu futuro, que a Família Roll, que com certeza terei sempre uma gratidão eterna, pois foi com incentivo dessa família que comecei a estudar na Uri Campus de Erechim, no curso de Química Industrial” explicou ela.
O grau acadêmico de doutor é o mais elevado dos sistemas de ensino superior e visa comprovar a capacidade do seu titular para desenvolver investigação num determinado campo da ciência. “Fiquei muito feliz ao receber a aprovação, muitas vezes, nem tudo é fácil, você tem que deixar muitas coisas de lado, festas, amigos, família e isso não é fácil. Mas depois vc descobre que eles sempre estarão ali te apoiando e ajudando e todo o esforço, o sacrifício e dedicação vale a pena, vale muito a pena”, finalizou Ediana que já está preparando as malas rumo a Espanha.