Nos últimos dias foram registrados em Marcelino Ramos vários atos de vandalismo. As ações são registradas nos períodos da noite e madrugada e principalmente nos finais de semana. Os vândalos tem agido em diferentes pontos da cidade arrancando flores, quebrando lixeiras, danificando banners, riscando automóveis e até mesmo pontos turísticos, como foi o caso do Mirante localizado no acesso a Erechim. A ação de avacalhar o patrimônio alheio, que tem ganhado corpo no município, pode ser combatida pela denúncia da comunidade ou por uma ação mais enérgica da Brigada Militar.
Um requerimento aprovado pela Câmara de Vereadores, no último dia 27 de novembro, pode ser um importante aliado da comunidade. Os vereadores Rui Ferri, Antônio Carlos dos Santos, Ademir Momo, Aquiles Cesari, Rudi Dreher estão sugerindo que a prefeitura instale câmeras de vigilância em pontos estratégicas. As câmeras, que já funcionam com resultados satisfatórios em muitos municípios da região, podem contribuir para coibir a ação dos vândalos e de outros atos ilícitos que ocorrem pelas madrugadas. Na justificativa do requerimento os vereadores entendem que tal investimento se julga necessário por Marcelino ser uma cidade turística, estar numa divisa entre dois estados, e em razão do número reduzido de policiais.
A sugestão foi encaminhada a prefeitura que tem o poder de decisão, optando ou não pela implantação.
meus amigos de marcelino colocar câmera em marcelino isso é piada um cidade pequena como marcelino o povo sabe quem é ligue para a brigada o policia civil os vereadores de marcelino tem ideia do custo das câmeras para duas ruas da cidades um município pequeno como como marcelino que arrecada pouco marcelinense pense bem olhes os vereadores que são a favor depois não vão reclamar porque não penso em melhorar o turismo de marcelino .