Um morador de Porto União (SC), cidade localizada na divisa com o Paraná, distante centenas de quilômetros de Marcelino Ramos, está conectado e muito próximo do nosso município através de uma ponte. Luiz Jorge Uliniki, que por muitos anos trabalhou com Trens, é um apaixonado por arte em madeira. Como hobby, ele usa seu tempo para reproduzir automóveis que marcaram épocas, estações ferroviárias, locomotivas e vagões.
No meio do seu acervo histórico está o que ele considera uma “brilhante obra ferroviária”: a ponte rodoferroviária de Marcelino Ramos. Ele relatou a nossa equipe de reportagem que a ponte foi construída em madeira imbuia, itauba, cedro vermelho e também com eucalipto tratado. Ela mede cerca de 15 centímetros e foram necessários quatro dias para que ela ficasse pronta. “Devido a falta de espaço, tive que reduzir os tamanhos das peças, pretendo fazer uma um pouco maior” explicou o artista. Questionado sobre as dificuldades para confeccionar obras deste tipo ele respondeu: “ Minha maior dificuldade de reproduzir peças antigas é a definição das fotografias, pois busco sempre reproduzir como o original, haja visto meu intento é contar a nossa história através da arte”. Segundo ele algumas peças levaram tempo para serem feitas em razão da necessidade de refilar a madeira num diâmetro de um palito de fósforo, e nesse caso apenas a madeira itaúba reúne estas condições.
No momento Luiz Jorge Uliniki está trabalhando na construção de réplicas de estações e locomotivas para as prefeituras do ramal da linha S. Francisco.
Olá boa tarde.
Sinto-me lisonjeado e muito agradecido pelo reconhecimento e apoio.
Estamos fazendo o possível para mantermos viva nossa história, mesmo sendo através da arte esculpida na madeira no link Ulinikiarts Artes na Madeira (facebook) ou mesmo em nossa página pessoal.
Um caloroso abraço
Atenciosamente
Luiz Jorge Uliniki
Belo trabalho! PARABÉNS!
Olá amigo, tudo bem?
Gostaria de adquirir uma ponte dessa para deixar como recordação pelo seu belo trabalho. Como eu faço?
Abraços e parabéns!
Alexandre Mina