O nascer do sol com tom alaranjado, um grande manto branco formado pela neblina típica da região e a linha do horizonte serviram de cenário para a aventura de um empresário de Concórdia. Aos 46 anos, Mauro Fratini, um apaixonado por voo livre, planejou e executou uma viajem entre Concórdia e Viadutos usando um Paramotor. Trata-se de um equipamento de voo com motorização auxiliar que é composto por uma asa denominada Parapente.
A aventura foi realizada ainda no mês de abril com pouso no Parque Norte. Ao Portal de Marcelino, Mauro Fratini contou que decolou de Concórdia por volta das 07h para curtir o amanhecer. “ Eu quis aproveitar a paisagem, ver a neblina no lago de Itá o nascer do sol”. O trajeto em linha reta de 40km foi feito em 42 minutos e foi considerado um dos melhores em se tratando de condições. “Tinha vento de cauda que ajudou na velocidade, deu para curtir bastante” comentou ele.
Nas imagens é possível ter uma noção do cenário maravilhoso que o empresário teve o privilégio de encontrar no caminho. Uma das imagens que mais chama atenção no vídeo é a neblina espessa sobre o lago de Itá, na divisa entre os Estados de SC e o RS. A neblina formou um imenso manto branco e no horizonte o sol se encarregou de dar uma colorida com tom alaranjado, típico do amanhecer. Depois da neblina, o horizonte a visão do alto do relevo encantador da região, que tem uma geografia extraordinária.
O empresário manteve o voo numa altura de 700 metros em relação ao solo, um parâmetro considerado seguro e de precaução. “Considerando a possibilidade de uma parada de motor, esta altitude é ideal para procurar um local de pouso” explicou ele. Fratini disse também que sempre quis fazer este percurso desde que se formou na escola de voo livre em Viadutos. Para os próximos meses ele pensa em alçar novos voos, sendo um deles de visualização das baleias na praia da Ferrugem em SC. Também planeja voar no Farol de Santa Marta junto com amigos do RS.
Veja vídeo com os melhores momentos do voo