A tradição da Via Sacra foi mantida pelos católicos em Marcelino Ramos na noite desta sexta-feira santa. U bom número de fiéis prestigiou a dramatização e acompanhou os atos principalmente se concentrando em frente a Igreja Matriz. Segundo a Bíblia, o exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram o caminho de Jesus que carrega a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Esse rito, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (entre os séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.
As estações, ou etapas desta caminhada, foram distribuídas por ruas da área central de Marcelino Ramos, com momentos importantes de meditação da Paixão do Senhor Jesus.
A Via Sacra tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. As estações nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.