O desvio que será construído no KM 2 da BR-153 em Marcelino Ramos deverá custar aos cofres do Governo Federal mais de R$ 6 milhões. A licitação para execução da obra deverá ser lançada ainda neste mês de junho.
O Superintendente Regional do DNIT no RS, Adalberto Jurach, explicou a nossa equipe de reportagem que o órgão está finalizando o projeto de uma variante, que seria um novo traçado no ponto onde ocorreu o deslizamento no começo deste mês. Os estudos mostram que o trecho atual não será possível recuperar pois ele está sustentado numa rocha muito inclinada, com muita massa de terra em cima, que em dias de chuva excessiva acaba pesando e cedendo. A ideia, segundo o engenheiro, é avançar na encosta num ponto acima da rocha fazendo um desvio de cerca de 600 metros que resolveria definitivamente o problema que é recorrente.
Licitação
O DNIT trabalha na finalização do projeto para depois lançar a licitação. Adalberto Jurach acredita que a licitação poderá ser publicada ainda neste mês de junho. Também foi solicitada a contratação em caráter emergencial para agilizar o processo, mas ainda não houve uma autorização. Tudo se encaminha para a obra iniciar ainda este ano com valores que deverão passar dos R$ 6 milhões. Os números ainda estão sendo ajustados e analisados, por isso a licitação ainda não saiu do papel.
Situação no local
O trânsito no local está em meia pista e uma sinaleira está sendo implantada para melhor gerenciar a passagem dos veículos de passeio e grande porte. De acordo com o superintendente do DNIT há possibilidade de no decorrer desta semana o trânsito ser liberado em duas pistas, pois o deslizamento do solo estabilizou. Técnicos permanecem no local fazendo medições diárias e tem constatado que o problema não evoluiu. Mas segundo ele o risco de voltar ocorrer deslizamento, caso as chuvas retornem com intensidade, é real, por isso da necessidade da construção de novo desvio.
Fotos: Paulo Afonso/Portal de Marcelino