Nesta quinta-feira (30), o governador Eduardo Leite avançou no detalhamento do novo modelo de combate ao coronavírus no Estado. Chamado de “distanciamento controlado”, ou “sustentável”, o método tem como objetivo a retomada gradual das atividades econômicas, da forma mais segura possível, com base em uma série de dados. A intenção do governo é iniciar a aplicação das medidas a partir do próximo dia 6. O mapa do Estado será dividido em 20 regiões. As regiões serão avaliadas com base em dois critérios, com pesos iguais: propagação da doença e capacidade de atendimento, com 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis). A partir daí, cada região receberá uma bandeira. Haverá quatro cores possíveis: amarela, laranja, vermelha ou preta, conforme o grau de risco de cada lugar. O governo optou por excluir a bandeira verde, porque nenhuma região, no momento, está livre do coronavírus.A cor poderá mudar, dependendo da evolução dos indicadores. A intenção é atualizar o resultado ao menos uma vez por semana, a cada sábado. As regiões em vermelho, como é o caso de Passo Fundo e Lageado, não poderão abrir o comércio e terão que seguir as regras impostas pelo Governo do Estado.
De acordo com o que foi apurado pelo Portal de Marcelino, Marcelino Ramos ficou com a bandeira Laranja e poderá seguir as normas definida pelo município. Ou seja, vale o que estiver no Decreto municipal. A cor laranja é segundo estágio menos grave no contexto gaúcho.Em Marcelino, pela classificação, o governo entende que o risco é médio.
Na região, Maximiliano de Almeida, Machadinho e Paim Filho ficaram enquadrados na bandeira vermelha e terão que seguir o decreto do Governo do Estado que trata do distanciamento social com o fechamento do comércio novamente em razão do alto risco de contágio. Na coletiva de hoje, Eduardo Leite, disse que os decretos municipais nestas regiões de maior risco não serão levados em consideração. Os prefeitos poderão se manifestar até o final de semana para eventuais ajustes.
Confira as cidades da região de Passo Fundo que precisarão fechar o comércio:
Água Santa
Almirante Tamandaré do Sul
Alto Alegre
André da Rocha
Arvorezinha
Barracão
Barros Cassal
Cacique Doble
Camargo
Campos Borges
Capão Bonito do Sul
Carazinho
Casca
Caseiros
Ciríaco
Coqueiros do Sul
Coxilha
David Canabarro
Ernestina
Espumoso
Fontoura Xavier
Gentil
Ibiaçá
Ibiraiaras
Ibirapuitã
Itapuca
Lagoa dos Três Cantos
Lagoa Vermelha
Lagoão
Machadinho
Marau
Mato Castelhano
Maximiliano de Almeida
Montauri
Mormaço
Muliterno
Não-Me-Toque
Nicolau Vergueiro
Nova Alvorada
Paim Filho
Passo Fundo
Pontão
Sananduva
Santa Cecília do Sul
Santo Antônio do Palma
Santo Antônio do Planalto
Santo Expedito do Sul
São Domingos do Sul
São João da Urtiga
São José do Ouro
Serafina Corrêa
Sertão
Soledade
Tapejara
Tapera
Tio Hugo
Tunas
Tupanci do Sul
Vanini
Victor Graeff
Vila Lângaro
Vila Maria