O Parque Natural Municipal da Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares em Marcelino Ramos, voltou a receber visitantes no último dia 31 de julho. A reabertura do Parque, durante a pandemia do novo Coronavírus, só foi possível por meio do Decreto Municipal nº 126/2020.
Nos primeiros dois finais de semana de atendimentos 136 visitantes foram recebidos no local.
Além do uso obrigatório de máscara e disponibilidade de álcool em gel 70%, outras medidas foram adotadas, dentre elas a restrição de acesso ao auditório, lojinha e bebedouros. No salão de exposição a visita é permitida, mas sem interação física com os painéis, assim como apenas um grupo por vez faz a visitação no espaço evitando a aglomeração.
O número total de visitantes está restrito em 30 pessoas por dia, em grupos de no máximo sete pessoas. As visitas devem acontecer com agendamento de no mínimo um dia de antecedência e pode ser feita pelo e-mail contato@parqueteixeirasoares.eco.br ou através do WhatsApp do Parque (54) 98409-0641.
A restrição se aplica também nas trilhas. Durante o período de pandemia, a Trilha do Belvedere, por exemplo, está fechada para visitação, assim com a Trilha Refúgio do Vale e Passeador da Mata. Já as trilhas autoguiadas, Caminho dos Gravatás e Trilho do Teixeira, totalizando aproximadamente 4 km de percurso, estão abertas para caminhadas.
Doação de Máscaras
O gerente do Consórcio Itá, Luiz Gustavo de Souza esteve visitando o local para acompanhar as medidas adotadas para prevenção ao contágio no Parque.
Como auxílio as medidas preventivas, o Consórcio Itá fez a doação de 100 máscaras de tecidos para distribuição entre funcionários e visitantes. As máscaras são embaladas individualmente e acompanham informações educacionais sobre higienização.