A frase é antiga, mas traduz uma realidade: O melhor amigo do homem é o cão. Os exemplos mostram que na alegria, na dor ele permanece sempre ao lado do dono numa grande demonstração de fidelidade e amor. Mas curiosamente muitas vezes é constatado que essa amizade infelizmente não é retribuída da mesma forma pelo homem, que através de atitudes irresponsáveis e motivos banais acaba abandonando seus animais de estimação. São animais que ficam sem lar e acabam perambulando pelas ruas, passando fome, frio e sendo alvo de maus tratos. Por outro lado existem pessoas que adoram animais, e sensibilizadas com a situação, se tornam voluntários da causa.
Em Marcelino Ramos uma aposentada de 63 anos, que há 20 anos mora no município, desenvolve um trabalho digno de ser aplaudido pela sociedade. No anonimato e num pequeno sítio localizado próximo a Casa do Menor, a paranaense Antônia dos Santos Lima, transformou sua casa num grande canil que abriga cães abandonados, alguns doentes. Neste domingo (10) ela abriu as portas do sítio para o Portal de Marcelino. Quando nossa equipe de reportagem chegou a propriedade, em companhia de dona Antônia, visualizou os dois primeiros hóspedes na estrada de acesso a propriedade. “Quando saio de casa eles sempre ficam me esperando” ressaltou a voluntária com muito orgulho estampado no rosto.
A paranaense, que trabalhava numa casa de saúde, veio a Marcelino no início da década de 90 acompanhando o marido e trouxe junto dois cães que mais tarde acabaram morrendo. Pouco tempo depois ela começou recolher cães abandonados em Marcelino chegando a ter cerca de 40 animais na propriedade. Em razão da fama de mãezona, muitas pessoas, de forma irresponsável, levam na calada da noite animais dentro de sacos e abandonam eles nas imediações do sítio. “Teve uma vez que trouxeram aqui filhotes dentro de um saco e amarraram a mãe ao lado, num inverno rigoroso” recorda Silvia Manuzzi, presidente da Associação de Proteção dos Animais (AMPA).
São vários casos de abandono e que dona Antônia acaba resgatando e cuidando com muita dificuldade já que ela mora sozinha na chácara. O maior problema está na limpeza, pois trata-se de uma tarefa pesada e que ela realizada diariamente sozinha. Atualmente estão hospedados no canil 36 cães das mais diversas raças, cada um com uma história diferente. Fato curioso é que dona Antônia lembra dos nomes de todos os animais. Para alimentação são necessários em média 12 sacos de ração de 25 quilos por mês que custam mais de R$ 700,00. Parte desta ração é doada pela AMPA e o restante custeado pela própria aposentada. Todas as fêmeas foram castradas pela Associação de Proteção dos Animais, que também fornece medicamentos para curar enfermidades.
O canil precisa de ajuda da comunidade. Quem puder doar ração ou dinheiro para manutenção das atividades deve ligar para 9924-4242 (Silvia) ou 9962-8561 (Antônia). Mas dona Antônio salienta: “Quem quiser mesmo ajudar, não deve abandonar seus animais”. Na hora de adquirir um animal de estimação o ato não deve ser por impulso. Vários fatores precisam ser levados em consideração visando uma posse responsável e que pode evitar problemas como os que foram mencionados por esta reportagem.
Abandonar animais é crime
Abandonar animal doméstico ou exótico é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. São considerados maus-tratos, entre outras práticas, abandonar, espancar, envenenar, não dar comida diariamente, manter preso em corrente, local sujo ou pequeno demais os animais domésticos.
VÍDEO
Olá ! estou mto emocionada em ver esse video com dona Antonia , enclusive é minha vizinha , eu axo muito lindo esse gesto déla com os animais , poderia ter mais gente d bom coraçao e conciencia assim como éla , assim iria diminuir o sofrimento de nossos amiguinhos …eu tbm adotei gatos , foi quando minha vizinha se mudou para a cidade e deixou eles abandonados aki na casa ao lado onde moro , ai eles se mudaram pra minha casa , oje tem 7 gatos , tres adultos e quatro bebes , estao com 27 dias oje … dois gatos adultos ja foram mortos envenenados e meu cachorrinho tbm até se alguem se interessar em adotar algum eu agradeceria ,estou comprando raçao pra eles e cuidando os , mas nao é mto facil , pq no momento m encontro desempregada por motivo d saúde , estou cuidando dos gatinhos por pura caridade …se alguem se interesar em adotar um gatinho ou mais meu telefone é 84221885… mto obrigada !
Muito interessante a matéria. Emociona ver como há seres humanos comprometidos com o planeta. Generosidade, despreendimento e amor fraterno à serviço da coletividade! Parabéns ao portal. Divulgando histórias como esta, talvez alguns sintam-se tocados e sensibilizados, abrindo os olhos para oferecer apoio e solidariedade a essa pessoa simples e anônima, que vive para fazer a diferença.
PARABÉNS !!! PELA MATÉRIA MARCELO SANTOS E SILVIA MANUZZI
A ANTONIA CUIDA BEM DESSES MARAVILHOSOS CÃES
POR ISSO EU DIGO:
“QUE O CÃO É O MELHOR AMIGO DO HOMEM”