Quem passeia ou vai até a Estação Ferroviária de Marcelino Ramos nos finais de semana para acompanhar a chegada ou a partida da centenária Maria Fumaça e seu comboio de vagões, talvez não sabe que um grupo de trabalhadores, apaixonados por Trem, cumpre um importante papel para que tudo corra na mais perfeita ordem e segurança.
No último sábado (03) a equipe de reportagem do Portal de Marcelino excursionou pelos bastidores do Passeio para contar a rotina de dois colaboradores da Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias (ABPF). Jeferson Dhein e Dário Pedrinho Appel são contratados pela CMF, uma empresa com sede em Rio
Um trabalho de bastidor e extremamente importante executado durante 8h por dia e a bordo de um meio de transporte 
O Portal de Marcelino também testemunhou o procedimento de manobra para retorno a Piratuba que é no mínimo curioso para não dizer estranho. Usando um macaco, acionado por força humana, o “Auto de Linha” é suspendo dos trilhos em questão de 2 minutos e em seguida é girado facilmente pelos dois colaboradores, mudando o sentido. Uma engenhoca simples, prática e que desperta a atenção de quem nunca viu algo semelhante.
Assista o vídeo abaixo é veja como é feita a manobra. E lembre-se, enquanto você passeia, se diverte tem gente batalhando e dando duro para garantir sua segurança e tranquilidade nesta verdadeira viagem ao passado:













Em breve vou conhecer Piratuba e pretendo conhecer Marcelino Ramos e passear de trem !!!!Estou ansiosa ,será em agosto até lá!!!!!
Gostei da preservação de um patrimônio histórico brasileiro.
Exemplo de perseverança e amor ao ofício, tive oportunidade de conhecer estes veículos nos anos 60 e 70, nas viagens para Uniao da Vitória.
Era usado pelos fiscais de linha e sempre que chegavam traziam alguma pessoa importante.