No final da tarde desta quarta-feira, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense inaugurou a Sala de Imprensa “Antônio Augusto”, localizada no Centro de Treinamentos Luiz Carvalho. A iniciativa do Conselho de Administração do Clube visa homenagear a um dos maiores comunicadores do rádio esportivo brasileiro.
O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan e demais vice-presidentes estiveram presentes no descerramento da placa alusiva ao nome que a Sala de Imprensa do CT Luiz Carvalho passa a ter. Além de amigos de Antônio Augusto e representantes do Núcleo de Mulheres Gremistas, os familiares do célebre comunicador falecido no início do mês passado também estiveram presentes para participar da solenidade.
“Era uma homenagem de reconhecimento de sua trajetória. O conteúdo dessa homenagem se reveste em muitos simbolismos que nos eram apresentados durante sua vida: os valores, a família. O plantão na rádio no Rio Grande do Sul tem um nome: Antônio Augusto”, lembrou o presidente gremista.
Emocionados, os familiares do radialista agradeceram a homenagem e o carinho recebido. “Só temos a agradecer ao Grêmio, ao presidente e às pessoas que nos proporcionaram essa alegria aqui hoje. Não é fácil estar aqui. Quando o pai abria seu programa ele dizia: Deus, pátria, família e o Grêmio”, lembrou um dos filhos de Antônio Augusto.
Gremista de coração, Antônio Augusto dos Santos era considerado o pai do “Plantão Esportivo” no Brasil, apresentando ao ouvinte os resultados das partidas, estatísticas e detalhes inovadores que acabariam virando sua marca registrada. Traçou uma belíssima trajetória dentro da radiofonia gaúcha, tendo trabalhado também na televisão. Natural de Marcelino Ramos, “Totonho” desembarcou em Porto Alegre na década de 50 para tentar a carreira de médico, porém, em 1960, ingressava na Rádio Difusora (atual Bandeirantes).
No ano seguinte, criava o Plantão Esportivo, o primeiro do Brasil. Trabalhou três anos na Rádio Farroupilha antes de chegar à Rádio Guaíba, emissora onde se consagrou permanecendo no ar por 20 anos. Neste período, teve uma breve passagem pela Rádio Gaúcha na década de 80, mas retornou à Guaíba, onde se tornou o primeiro Plantão Esportivo a participar “in loco” de uma Copa do Mundo: México em 1986. Em 1999, Antônio Augusto ingressou na Rede Pampa, onde permaneceu até 2013. Durante ás noites, comandou por muitos anos o programa “Plantão das Multidões”, nome alusivo ao apelido que recebeu dos seus ouvintes. Em 2007, declarou publicamente seu amor pelo Grêmio e tratou de abrir espaço na rádio Pampa para discutir as coisas do Tricolor.
Antônio Augusto faleceu no último dia 5 de abril, aos 77 anos, deixando uma lacuna no rádio esportivo brasileiro.
A bola não parou.
Fonte: Portal do Grêmio.
amo o Grêmio