A Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos e o Projeto Amigos de Marcelino Ramos estarão realizando na última semana de maio uma campanha de coleta de lixo eletrônico. O objetivo recolher e dar um descarte final adequado a todos os materiais eletrônicos. No mundo atual um dos principais problemas deste tipo de lixo é o descarte de forma irregular, visto que eles possuem substâncias químicas como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, e outros, o que acaba provocando a contaminação de solo e da água. Estes equipamentos são compostos também por uma grande quantidade de plástico, metais e vidro e estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo. A campanha acontecerá do dia 25 a 29 de maio sendo que a entrega dos equipamentos deve ser feita na Prefeitura Municipal.
Além do lixo eletrônico também estará sendo realizado o recolhimento de pilhas e baterias. Nesta edição da campanha não serão coletadas lâmpadas, em virtude do alto custo financeiro para seu recolhimento.
Todo material coletado aqui em Marcelino Ramos será catalogado e posteriormente remetido para São Paulo onde será descartado. O trabalho será realizado por uma empresa da cidade de Erechim.
Exemplos de lixo eletrônico:
– Monitores de Computadores
– Telefones Celulares e baterias
– Computadores
– Televisores
– Câmeras Fotográficas
– Impressoras
– Eletrodomésticos
– Eletro portáteis
Você sabia?
– Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
– Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
– A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
(Fonte: Pnuma – Programa da ONU para o Meio Ambiente e Rádio Salette).
a empresa de Horizontina faz a coleta de lâmpadas acompanhada dos eletrônico.
licenciada classe I, pois o lixo eletrônico no Brasil e classe I