Os moradores de Marcelino Ramos viveram nesta segunda-feira (24) mais uma noite de muita apreensão. Praticamente no mesmo horário, a cidade foi atingida novamente por um temporal.
A chuva forte veio acompanhada por vento, mas desta vez sem ocorrência de granizo. Várias casas foram destelhadas e quem colocou lona, na noite anterior, também enfrentou transtornos pois o vento em muitos casos arrancou a proteção. O paredão frontal das antigas ruínas do Grande Hotel, na rua Santa Catarina, não resistiu a força dos ventos e caiu. Fotos enviadas a nossa redação por Luiz Schio mostram que os destroços caíram na calçada e a área, que apresenta riscos para os pedestres, foi isolada com uso de cavaletes e fita.
Na saída para Erechim galhos levados pelo vento e pedras arrastadas pelas águas tomaram conta da pista, dificultando o trânsito der veículos. Pelas ruas o que mais se via eram galhos e restos de telhas. A cidade mais uma vez enfrentou falta de energia elétrica em razão dos danos provocados na rede da RGE e os moradores tendo que apelas para as velas e lanternas por algumas horas. O sistema de comunicação (internet e fone) também foi afetado, sendo restabelecido em algumas regiões somente pela madrugada.
No IEEMAR, por exemplo, as aulas foram suspensas na manhã desta segunda-feira já que a água invadiu o prédio por causa de danos no telhado da Escola. Nem mesmo o telhado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi poupado pelo temporal. Várias telhas foram arrancadas com a água invadindo a Igreja que fica localizada nas proximidades do Ginásio de Esportes. A Igreja Matriz, na área central da cidade, também destelhou.
O prédio da delegacia, em frente ao cemitério, foi atingido por uma árvore de grande porte.
O prefeito Juliano Zuanazzi percorreu novamente o município fazendo uma vistoria das áreas. Pelo caminho uma onde de destruição com dezenas de árvores caídas e espaços públicos alagados, como por exemplo a Creche Municipal que alagou. As aulas foram suspensas. O decreto de emergência deverá ser emitido ainda durante o dia de hoje, assim que os levantamentos forem concluídos pela Defesa Civil Municipal.
Foram dois temporais em cerca de 24h com prejuízos elevados. A prefeitura segue realizando os levantamentos para compor o relatório que será encaminhado à Defesa Civil visando o decreto de emergência para auxiliar os moradores atingidos. Registrou os estragos? Mande fotos para o Portal de Marcelino. E-mail: marcelosantos@portaldemarcelino.com.br
O radialista Jean Schelle da Rádio Salette percorreu o município e fez novas imagens dos estragos. Confira abaixo.