Uma doença silenciosa que na maioria das vezes chega de surpresa e transforma a vida das pessoas e dos familiares. Os casos de câncer continuam avançando no Brasil, no RS e também em Marcelino Ramos. O câncer não significa sentença de morte e pode ser curado se for diagnosticado na fase inicial, dependendo do tipo de tumor, por isso a importância de exames e de um tratamento adequado.
Em Marcelino Ramos há 25 anos um núcleo de voluntários adota a solidariedade como a principal ferramenta de auxílio aos portadores da doença no município. Trata-se do “Núcleo Solidário Marcelinense” formado por várias pessoas que não medem esforços para estender a “mão” ao próximo.
O Núcleo auxilia financeiramente portadores da doença. O dinheiro é destinado para custear cirurgias, exames e remédios. “Quem faz cirurgia particular, ajudamos com R$ 1.000,00 e quem faz pelo SUS, ajudamos nos remédios ou exames com até R$ 700,00” destacou Liziane Pires Cwik, presidente do Núcleo. Somente este ano, até outubro, foi prestado auxílio a 12 pessoas.
Para arrecadar recursos, o Núcleo promove eventos ao longo do ano como rifas e pedágios e também mantém duas contas bancárias (Banrisul e Sicredi) para receber doações. No próximo sábado, dia 24, a partir das 13h30 vai acontecer a 1ª feira do Núcleo Solidário na praça Padre Basso, em frente a prefeitura. “Nós estaremos vendendo doações recebidas do comercio, produtos de confeitaria recebidos do clube de mães e artesanatos” destacou Liziane Cwik. No local também será disponibilizada uma caixinha onde as pessoas, que por ventura não queiram comprar produtos, poderão depositar dinheiro em forma de doação.
Todo valor arrecadado com a Feira e as doações será revertido para auxiliar as pessoas a pagar diferenças em cirurgias, exames e medicamentos.
“Seu gesto de solidariedade poderá fazer a diferença. Junte-se a nós” (Núcleo Solidário Marcelinense)
Contas para doação ao Núcleo Solidário
Banrisul Agência 0730 Conta 41.013369.0-5
Sicredi Agência 0217 Conta 17083-6