Um dos principais pórticos de Marcelino Ramos, na saída da ponte rodoferroviária, está de cara nova. Através de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Turismo, a Sociedade Vêneta Terra Delle Acque adotou a manutenção e conservação do pórtico. O pórtico foi reformado, pintado, recebeu bandeiras novas e também elementos da cultura italiana. Os trabalhos foram realizados durante o ano de 2014 e finalizados em dezembro. Neste mês de março aconteceu a pré-inauguração desta etapa. O próximo passo será o trabalho de ajardinamento com flores e plantas que vão embelezar ainda mais o local. “O grupo entende que fazer estas parcerias, realizando projetos, é uma forma de contribuir para o embelezamento da nossa cidade e também retribuir para nossa sociedade o que ela contribui para o grupo através da participação nos eventos e jantares” destacou o casal Henrique Closs e Cleunice Valmórbida Closs, que não mediram esforços em conjunto com os sócios para viabilizar o projeto.
De acordo com ela no mês de abril, também em parceria com a Secretaria de Turismo, o grupo vai iniciar o ajardinamento e colocação de bancos. A Sociedade Vêneta ganhou uma bandeira original do consulado da Itália e também uma pipa com mais de 100 anos que foi doada por Adilo Zago da comunidade de São Caetano. Os dois objetos estão enfeitando o pórtico.
O Cônsul-Geral da Itália no Brasil, Nicola Occhipinti, encaminhou uma carta a comunidade de Marcelino Ramos onde manifesta agradecimento pela iniciativa.
Leia abaixo a carta:
“Desejo apresentar o meu mais sincero agradecimento à Comunidade de Marcelinos Ramos, à Prefeitura Municipal e, em especial, à Societá Veneta Terra delle Aque que brindou, não apenas a própria cidade, como também o Rio Grande do Sul, com um pórtico que traz na sua intenção, uma homenagem aos italianos que vieram, principalmente aqueles imigrantes que ali se estabeleceram e que, com grande sacrifício, trabalho e fé ajudaram a tornar esta terra próspera e abundante. A Itália orgulha-se de ter feito parte da história da constução desta nação. Emociona-se principalmente pela admiração e amor que estes dedicam `a pátria dos seus antepassados que aqui vieram em busca de oportunidades trazendo consigo suas idéias e tradições e que, ainda hoje, são mantidas e trasmitidas aos seus descendentes. A Itália sente-se honrada pelo orgulho que a comunidade de Marcelino Ramos nutre por serem descendentes de italianos”.
A Sociedade Vêneta Terra Delle Acque foi fundada há 26 anos e hoje conta com cerca de 50 famílias associadas.
Parabéns pela continuidade de uma parceria que foi selada e implantada lá em 2003!
parabens a todos vcs são nota (10) com esta iniciativa de vcs de deixar a nossa marcelino ramos ainda + bela. tambem com toda esta simpatia so podia ser vcs.
abraco á todos os marcelinense.
vá bene, uma bela cosa, qualque giorno vao veder.