O Portal de Marcelino denunciou esta semana e tornou público os problemas provocados pela falta de energia nas comunidades do interior do município, principalmente na linha Volta Grande II. Produtores de leite alegam que há mais de um ano enfrentam semanalmente interrupções no fornecimento de energia acarretando desta forma prejuízos, pois em muitas situações o leite tem que ser descartado em razão da acidez elevada pela falta de refrigeração.
Nossa equipe de reportagem esteve em Volta Grande II e constatou o problema. Além de encontrar agricultores improvisando para conseguir ordenhar as vacas, flagramos o descaso em postes que estão deteriorados, colocando em risco até mesmo os moradores. Buscando uma solução para o problema o Portal de Marcelino manteve contato e encaminhou as fotos dos postes a Assessoria de Comunicação da RGE em Porto Alegre. Menos de 24h, após nosso contato inicial, a Assessoria de Comunicação da RGE divulgou uma nota oficial.
Confira a nota na íntegra:
“A Rio Grande Energia (RGE) informa que há algumas semanas realiza ações para corrigir e minimizar o número de eventos emergenciais no município de Marcelino Ramos e região do Alto Uruguai. Nos últimos 20 dias, duas equipes da concessionária foram deslocadas para realizar somente a limpeza de faixas de servidão e abates de árvores em contato direto com a rede e equipamentos especiais da área rural da cidade. A empresa também comunica que uma equipe de eletricistas também está envolvida na troca de cruzetas, isoladores, postes de concreto em substituição aos de madeira e também podas nos arredores de Marcelino Ramos. Todas as iniciativas visam à melhoria e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica na região, de forma que o abastecimento possa transcorrer de forma contínua e eficiente.
Em razão do forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no dia 05 de dezembro, o processo de reparação da área foi momentaneamente interrompido, haja vista que os desarmes ocorridos em razão da tempestade tiveram solução complexa e motivaram quase 20 horas de atendimento por parte das equipes da RGE. A interrupção afetou os clientes listados na reportagem do Portal de
Marcelino, com os quais a empresa se prontifica a atender e verificar os eventuais prejuízos. As solicitações devem ser feitas pelo canal do cliente, no número 0800-970-0900, e estarão sujeitas a análise técnica.
Assessoria de Comunicação – RGE/Porto Alegre
Veja a situação dos postes:
Chega a ser cômico! O caos na rede de distribuição elétrica e as respostas são sempre as mesmas: “…estamos fazendo melhorias…”, “…investimentos estão programados…”, “…em razão do forte temporal…”, a verdade é que estamos cansados de ouvir desculpas!!! Chegamos no limite!!! Vergonhoso!!! O caminho é a mobilização da sociedade.
É um descaso total por parte da empresa com a população de Marcelino Ramos. Na hora de cobrar as faturas dos consumidores estão sempre prontos a inclusive fazer o ”corte de energia” em caso de não pagamento. Mas na hora de investir em melhorias no município não o fazem. E os representantes políticos desta cidade onde estão que não se manifestam??? falta força política! Legislativo e ate executivo inerte, ”ás moscas”.