“No início do século da Luz, bem às margens de dois grandes rios”… Talvez muitas pessoas desconheçam, mas é desta forma que inicia o hino oficial de Marcelino Ramos. Uma pesquisa realizada pelo Portal de Marcelino junto a Secretaria Estadual de Cultura revelou que são poucos os municípios do Rio Grande do Sul que possuem um hino oficial. Marcelino Ramos é um desses municípios, inclusive reconhecido formalmente através de um projeto de lei aprovado pela câmara e sancionado pelo prefeito em 1993.
Mas como surgiu a letra? Quem gravou? Qual é a história do hino? Buscando respostas para estas perguntas, esta semana a equipe do Portal de Marcelino esteve em Concórdia/SC. No estado vizinho está residindo Walmir Blanck, 53 anos, autor da letra e da música. Um marcelinense que em 1990 aceitou o desafio proposto através de uma gincana para desenvolver uma música e que mais tarde, cerca de 3 anos depois, se tornou no hino oficial do município. Walmir relatou a nossa equipe de reportagem que contou com ajuda do professor Gelcí Closs que na época providenciou os arranjos para a música e toda parte burocrática exigida para que a mesma fosse transformada em hino. “A música foi criada a pedido para que a gente cumprisse a tarefa de uma gincana, mas nunca imaginei que fosse ganhar toda esta proporção” disse Walmir.
Na época a equipe em que Walmir fazia parte acabou vencendo a tarefa com a música que fala principalmente dos pontos turísticos da cidade. Foi a primeira letra de música composta por ele, que atualmente administra uma balsa no Porto Brum em Concórdia no Rio Uruguai, seguindo uma tradição familiar. O hino foi criado por lei municipal.
Assista o vídeo e conheça o hino:
É importante resgatar a história e valorizar os sujeitos que ajudaram a construí-la. Parabéns pela iniciativa!
sai de marcelino ha 4anos e cada vez que chegamos ai para passear temos imagens novas como e gratificante saber que mesmo com poucos recursos as pessoas lutam para ver Marcelino crecer; hoje moro em Camboriu onde as pessoas so pensam em si propios.Eu amo MARCELINO
Cheguei em Marcelino Ramos com 1 ano de idade e saí com 13 anos, portanto vivi toda minha infância e parte da adolescência nessa cidade. Aprendi a nadar no rio Uruguai, joguei futebol no sétimo céu, acompanhei as baldeações da estação ferroviária, paqueras na escadaria, estudei no Grupo Escolar, que hj. não existe mais, no Sinodal e no Cristo Rei. Ainda tenho amigos e familiares na cidade e sempre que posso visito estes lugares que me trazem boas recordações e inesquecíveis lembranças da minha infância. Parabéns pelo Portal.
Parabéns Marcelão, mais um furo de reportagem.
Eu não sabia que o meu amigo Walmir era o autor do hino, parabéns amigo.