O inverno, uma estação muito admirada por pessoas que gostam de viajar em busca de neve e de temperaturas baixas, também se apresenta de forma cruel para muitas famílias que vivem na chamada vulnerabilidade social. As condições de fragilidade humana se agravam ainda mais com a queda das temperaturas. Sem aquecedores, lareiras, ar-condicionados e lares protegidos, uma classe menos favorecida da sociedade depende apenas do calor humano e da solidariedade para enfrentar o frio.
De olho nesta população a sub-secção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Marcelino Ramos todos os anos promove a campanha do agasalho. Uma pequena iniciativa, mas que faz uma grande diferença para quem depende dos donativos. Este ano a campanha arrecadou quase 700 peças de roupas, de acordo com Patrícia Patzlaff, secretária da seccional. Foram 5 caixas cheias de peças para adultos e crianças. Todos os donativos foram repassados ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, que agora fará a distribuição às famílias carentes. O ato de entregue dos donativos aconteceu nesta terça-feira (07) e foi conduzido pelo advogado Andersen Chrestani, delegado da seccional e por Nesele Riedi, representando os advogados. Receberam os donativos Graciela Cassol do CRAS e a orientadora social Beatriz Coczinski.
A “ação civil pública” da OAB conseguiu uma importante “liminar” contra o frio, encerrando desta forma mais uma etapa do processo de solidariedade e de amor ao próximo. Esperamos que esta “ação” gere jurisprudência e desperte o interesse também de outras entidades no próximo ano, que poderiam se unir numa grande cruzada de ajuda.
VULNERABILIDADE SOCIAL: “Vulnerabilidade social é formada por pessoas e lugares, que estão expostos à exclusão social, são famílias, indivíduos sozinhos, e é um termo geralmente ligado a pobreza. As pessoas que estão incluídos na vulnerabilidade social são aquelas que não tem voz onde vivem, geralmente moram na rua, e depende de favores de outros.”
Gratos, Marcelo Santos e Portal de Marcelino, pela divulgação. Parabéns pelo excelente texto que deu um sentido mais humano a termos jurídicos que nos são tão caros. Não temos muito a acrescentar a essas belas palavras… Nosso agradecimento especial à secretária Patrícia Patzlaff Brandolf, e a todos aqueles que colaboraram com a campanha. Um fraterno abraço! Adersen.