A família Maciel de Marcelino Ramos foi pega de surpresa com uma visita inesperada que revela que nossa cidade tem uma fauna rica em espécies.
Na manhã do sábado (06/04) um Tamanduá Mirim roubou a cena na avenida Beira Rio. Com muita tranqüilidade o mamífero desfilava pela calçada sob olhares de alguns curiosos que pela primeira vez estavam tendo a oportunidade de presenciar tal acontecimento. Depois de um certo tempo, o Tamanduá foi levado até um reserva ambiental.
Tamanduá Mirim
O tamanduá-mirim (nome científico:Tamandua tetradactyla), também chamado tamanduá-colete, jaleco, melete ou mixila, é um mamífero da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. é uma das quatro espécie de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa. São reconhecidas quatro subespécies. É um animal arborícola e pode ter até 105 cm de comprimento. É reconhecido principalmente por um padrão de pelagem que faz com pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons. Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores, contrastando com o tamanduá-bandeira, que é nodopedálico. Pode ser encontrado em muitos ambientes, desde florestas até savanas, mas é predominantemente florestal, sendo encontrado com frequência em bordas de florestas, preferindo forragear nesses ambientes. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas, e não soldados. Seus predadores incluem felinos de grande e médico porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionamento podem ser deixados em “ninhos”.