Que nunca se apaixonou por um filhote de cão? Fofinhos, engraçados e brincalhões eles conquistam crianças e adultos. São levados para casa e nos primeiros dias recebem tratamento vip e se transformam no centro das atenções na família. Com o passar dos meses, o que era prazeroso vira um verdadeiro martírio, pois o filhote cresce, precisa de espaço, de atenção e de alguém que diariamente atenda suas necessidades, principalmente fisiológicas. Trocar jornal, levar para fora todos os dias, abastecer o bebedouro, colocar ração são algumas das tarefas que fazem parte da rotina de quem tem um animal de estimação. Muitas pessoas por falta de comprometimento deixam de lado a responsabilidade que assumiram quando compraram ou adotaram um filhote e acabam abandonando os mesmos quando eles ficam adultos. Sem ter para onde ir, os cães acabam tendo como destino as ruas.
Em Marcelino Ramos nas últimas semanas aumentou consideravelmente a população de animais abandonados, principalmente no bairro Balneário. Nesta segunda-feira (25) circulando pelas principais ruas da cidade o Portal de Marcelino se deparou com uma triste realidade. Vários cães foram encontrados se alimentando de lixo, dormindo em calçadas ou simplesmente vagando sem rumo. Magros, sujos e com fome eles são vítimas da irresponsabilidade humana, principalmente de pessoas que agem por impulso não medindo consequência de seus atos. Vale ressaltar também que alguns destes animais não são abandonados, eles tem dono, mas estes não assumem seu papel que é mantê-los protegidos e alimentados em casa. Na rua Independência, por exemplo, pedestres reclamam com frequência de fezes nas calçadas. Se tirar o olho do chão, com certeza o pedestre será premiado com uma surpresa desagradável no calçado. O que chama atenção é existem donos que levam os animais defecar em via público, não tendo a atitude de recolher como se a calçada fosse um banheiro ao ar livre.
O que diz a AMPA
A presidente da Associação Marcelinense de Proteção aos Animais, Silvia Manuzzi, disse ao Portal de Marcelino que desde que a AMPA surgiu, há cerca de 5 anos, foram promovidas mais de 300 castrações de cães e gatos. Uma ação importante que ajuda no controle populacional. Segundo ela a Associação trabalha também no sentido de buscar lares para os animais abandonados, mas enquanto eles não são adotados permanecem nas ruas, já que não existe um abrigo específico. A castração é realizada numa sala apropriada por uma veterinária cedida pelo município e tem como público alvo os animais das famílias mais carentes.
Abandonar animal é crime! Denúncie! O ditado que diz que o cão é o melhor amigo do homem não encontra reciprocidade. Ou seja, o homem não é o melhor amigo do cão.
Marcelo, boa noite. é triste ver essa situação por ai, mas, em qualquer cidade do Brasil você vê essa realidade, é falta de consciência do povo, tanto aí como aqui em Bal. Camboriú é a realidade, não tá fácil lidar com o ser humano. Abraços